Racismo - Uma Crise de Saúde Pública
Martha's Vineyard é uma comunidade diversificada. Dados recentes do Censo dos EUA e pesquisas comunitárias revelam que a Ilha abriga uma considerável população brasileira (cerca de 20% da população durante todo o ano); uma Comunidade Negra histórica (6,3%); e, claro, a primeira comunidade da ilha, a tribo Aquinnah Wampanoag, que supervisiona as terras tribais Up-Island (1,5%).
Os Conselhos de Saúde conjuntos estão empenhados em criar uma comunidade acolhedora e saudável para todos e trabalham diretamente com essas comunidades das seguintes maneiras:
Tribo Aquinnah Wampanoag
Colaboração com os Serviços Tribais de Saúde para acesso equitativo aos recursos de saúde em toda a ilha
População Brasileira
Concluiu uma pesquisa de saúde da comunidade brasileira em 2022 com um compromisso adicional de obter informações de saúde pública de qualidade e oportunas para este grupo em um formato de linguagem acessível. Os resultados da pesquisa de 2022 podem ser encontrados acqui.
Comunidade Negra e Comunidades Adicionais de Cor
A ilha tem sido um destino de férias e recreação para a comunidade afro-americana do país por gerações. Honrar essa rica história e, ao mesmo tempo, reconhecer e desvendar os sistemas que perpetuaram as desigualdades de saúde para comunidades de cor dentro e fora da ilha são fundamentais para o sucesso da entrega moderna de saúde pública em Martha's Vineyard. Hoje, os Conselhos de Saúde conjuntos estão comprometidos em desmantelar o racismo sistêmico e construir novas redes e pontes para garantir que todos os que visitam e residem na Ilha tenham acesso a serviços e informações de saúde pública de alta qualidade. Alguns dos esforços conjuntos dos Conselhos de Saúde nesta área incluem:
· Iniciativa de acampamento de verão – Em resposta aos eventos atuais na ilha e em todo o país, bem como às contribuições da comunidade, os Conselhos de Saúde conjuntos estão trabalhando com os acampamentos recreativos de verão para jovens para abordar as desigualdades históricas na programação dos acampamentos de verão para crianças, como eles reverberam até os dias atuais e como podemos construir soluções comunitárias para um futuro melhor e mais seguro. Os tópicos incluem treinamento anti-racismo para operadores e funcionários de acampamentos de verão, programação de sensibilidade cultural para campistas e abordagem da apropriação cultural, especialmente em acampamentos de recreação ao ar livre.
· Pesquisa Brasileira de Saúde Comunitária – Em 2022, os Conselhos Conjuntos de Saúde apoiaram um esforço de pesquisa da comunidade por meio do Inter-Island Public Health Collaborative para entender melhor as necessidades de saúde entre os membros da vibrante comunidade brasileira da ilha. A pesquisa utilizou diversos métodos, incluindo grupos focais em português, entrevistas com informantes-chave em inglês e uma pesquisa digital em dois idiomas. Para revisar os resultados da pesquisa e as próximas etapas, clique acqui.
· Reformulando a Comunicação em Saúde Pública – Uma grande preocupação dos agentes de saúde, destacada pelos resultados da pesquisa comunitária, era a necessidade de reformular a comunicação em Saúde Pública na Ilha para melhor atender diferentes populações em seu idioma principal. Esse esforço também inclui pesquisa e tradução de orientação, ou seja, pegar mensagens carregadas de termos científicos e colocá-las em um formato que seja mais fácil de entender para toda a Ilha. Isso pode incluir a reformatação de mensagens em diferentes idiomas e mídias, como vídeo e conteúdo de mídia social.
· Parceria com o Programa Embaixador de Comunicação da Ilha (CAP) – O CAP garantiu seu lugar como um pilar central na comunidade para se envolver com a população de língua portuguesa do Brasil de maneira significativa. Os Conselhos de Saúde fazem parceria regularmente com o CAP para divulgar informações de Emergência em Saúde Pública, como as precauções relacionadas à Pandemia do COVID-19. No futuro, os Conselhos de Saúde, juntamente com a Island Health Care, planejam colaborar com o CAP em mesas redondas comunitárias relacionadas à equidade na saúde por meio de uma lente de raça e em iniciativas de saúde comunitária relacionadas aos determinantes sociais da saúde, incluindo moradia e segurança alimentar.
· Ajudando o Island Health Care a examinar as disparidades raciais de saúde entre sua população de pacientes –através do Inter-Island Public Health Collaborative, os Conselhos de Saúde estão apoiando a análise da saúde da população. Atualmente, este fluxo de trabalho está testando maneiras de identificar disparidades raciais no diagnóstico e tratamento de hipertensão entre pacientes de cor com planos de expandir essa análise para outras condições de saúde.
· Em breve: Métricas de saúde para o progresso rumo à equidade racial na saúde pública em Martha's Vineyard
Colaboradores e Recursos